29 de janeiro de 2008

Polifenóis ajudam a proteger o organismo

POR CLAUDIA SILVEIRA

A busca por uma alimentação saudável e ao mesmo tempo prazerosa tem instigado cientistas a descobrirem formas de diminuir os males dos alimentos muito gordurosos, como a batata frita e o hambúrguer. A bola da vez são os polifenóis, substâncias antioxidantes encontradas no vinho, no azeite, e em frutas e vegetais.

Pesquisadores israelenses publicaram neste mês um estudo em que os polifenóis se mostraram capazes de diminuir a produção de malondialdeído, uma substância derivada da ingestão de gordura que aumenta o risco de problemas cardíacos e outras doenças crônicas.

A idéia dos cientistas é que os polifenóis sejam adicionados aos alimentos para diminuir esses malefícios.

De certa forma, os polifenóis ainda são uma novidade. De acordo com a nutróloga e dermatologista Daniela Hueb, eles foram descobertos nos anos 90, na França.

“Aos polifenóis são atribuídos efeitos benéficos sobre a saúde como antioxidante, antialérgico, antiviral e antiinflamatório. Eles fazem bem ao coração e à circulação sangüínea e podem prevenir doenças. Mas é importante frisar que somente uma substância em particular, nesse caso os polifenóis, não faz milagres. Ela precisa estar associada a um estilo de vida saudável”, orienta.

Como acontece com as vitaminas e os minerais, já há suplementos com polifenóis à venda. "Porém, o seu consumo deve ser sempre indicado por um profissional de saúde capacitado, como médico ou nutricionista, capaz de avaliar as reais necessidades do indivíduo, bem como os possíveis efeitos benéficos do consumo desses suplementos”, alerta a nutricionista Ana Beatriz Baptistella Leme da Fonseca, do Conselho Regional de Nutricionistas.

“Ainda devemos lembrar que, normalmente, esses suplementos possuem polifenóis isolados em quantidades muito superiores àquelas encontradas nos alimentos.”



Saiba mais

O excesso de polifenóis pode fazer mal?
Estudos científicos mostram que, mesmo após o consumo de grandes quantidades de alimentos ricos em polifenóis, não há um aumento absurdo na concentrações dessa substância no corpo. É muito difícil que ocorra um excesso capaz de provocar efeitos prejudiciais à saúde. Porém, isso vale para o consumo dos alimentos e não de suplementos de polifenóis isolados. Isso porque essas substâncias estão presentes nos alimentos em quantidade e concentração menores, em combinação e equilíbrio com outros nutrientes.

Os polifenóis podem evitar doenças?
Não é possível afirmar que um determinado alimento ou nutriente possa prevenir uma doença, mas sim que ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento delas. O consumo regular e constante de polifenóis, em quantidades adequadas, pode ajudar a diminuir o risco das doenças crônicas.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 27/01/2008