31 de março de 2008

O melhor amigo das mulheres das sete


POR CLAUDIA SILVEIRA

Em seu primeiro papel de destaque na TV, o ator Rodrigo Lopéz, 37 anos, vem chamando a atenção e conquistando a simpatia dos telespectadores como o divertido maquiador Betão, da novela “Beleza Pura” (Globo).

O personagem, que é gay, é um dos mais cativantes do folhetim e circula por vários núcleos. Ele trabalha no salão de Ivete (Zezé Polessa), é amigo de Helena (Mônica Martelli) e da mocinha Joana (Regiane Alves), com quem cresceu em um orfanato.

“Eu acho o Betão uma pessoa muito gente fina. Ele é muito fofo e tem uma coisa de menino, de ajudar todo mundo”, avalia Lopéz, que fala do seu personagem com empolgação e confessa adorá-lo.

Com medo de deixar o maquiador caricato por causa da homossexualidade, o ator conversou com algumas mulheres para conhecer detalhes da amizade delas com um gay e ter idéias para compor o personagem.

“O Betão é engraçado, é para ser engraçado, mas eu quis deixá-lo mais humano. Fazer um gay em uma comédia pode sair preconceituoso. Hoje, quando vou fazê-lo, não fico pensando que ele é gay. Se alguém pergunta a um ator qual papel ele está fazendo em uma novela, ninguém responde: ‘Ah! Eu faço um hetero!’. Eu não acho isso o mais importante”, conta Lopéz.

O sobrenome acentuado vem de sua descendência espanhola. O ator, que tem um irmão, foi o único da família a nascer no Brasil. Ele morou boa parte da infância na Espanha e fala espanhol fluentemente. Chegou até a dar aulas da língua.

Para ficar com o papel do maquiador em “Beleza Pura”, López enfrentou uma série de testes em que precisava interpretar várias cenas diferentes, de comédia a ação. Mas ele já era conhecido na emissora, pois, antes de viver Betão, tinha mostrado seu talento em uma participação no seriado “Sob Nova Direção” e na novelinha adolescente “Malhação”.

A decisão de seguir a carreira artística veio depois que Lopéz assistiu a uma peça na escola. Quando terminou o colegial, resolveu cursar a escola de arte dramática da USP (Universidade de São Paulo), onde se formou. “Eu não tive dúvidas quanto à minha profissão. A minha família recebeu bem a minha escolha”, conta o ator, que tem uma mãe pianista.

Desde que começou a gravar, o moço vem em um ritmo puxado de trabalho, com gravações diárias. Há dias em que ele começa a gravar às 6h e só pára às 22h. Mas Lopéz não se importa e até gosta dessa loucura.

“Até outubro, eu sou Betão de segunda a sábado. Só depois é que me darei férias”, planeja. Até lá, seu personagem ainda deve emocionar muito o público noveleiro. “Ele é uma espécie de herói e vai ajudar muito a mocinha”, adianta.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 30/03/2008

17 de março de 2008

Cistos nos ovários exigem tratamento

POR CLAUDIA SILVEIRA

A vinda da top model inglesa Naomi Campbell (foto) a São Paulo para uma cirurgia misteriosa gerou o maior bafafá por causa do segredo em torno do que estava acontecendo com sua saúde.

A pedido da modelo, os médicos que a atenderam, um ginecologista e um infectologista, não revelaram o que a levou à mesa de cirurgia. No entanto, o agente dela, Jeff Raymond, divulgou que Naomi teria retirado um cisto no ovário.

Mas o fato é que esse é um problema feminino bem comum. Os cistos são um acúmulo de secreção envolta em uma parede própria e se desenvolvem nos ovários por causa da montanha-russa hormonal pela qual a mulher passa todos os meses. Eles também podem aparecer nas mamas pelo mesmo motivo.

Segundo o ginecologista Dirceu Mendes Pereira, presidente da SBRH (Sociedade Brasileira de Reprodução Humana), a maioria dos cistos são benignos, mas podem surgir alguns malignos, ou seja, que podem indicar algum problema sério, como um câncer.

Porém, mesmo os benignos podem exigir cuidado imediato. “Quando um cisto tem mais de cinco centímetros de diâmetro, a gente já considera o risco de ruptura. Ele pode sangrar e provocar dores muito fortes”, esclarece o mastologista Edison Mantovani Barbosa, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Quando o cisto no ovário é pequeno, o tratamento pode ser feito com o uso de anticoncepcional e acompanhamento médico. Mas, se ele atinge um tamanho que oferece risco à saúde, o médico recorre à videolaparoscopia, uma cirurgia considerada simples e que tem recuperação rápida, cerca de 24 horas.

Por isso, suspeitou-se que Naomi teria, na verdade, tratado uma infecção pélvica aguda, ou seja, na região dos órgãos reprodutores. A top passou cinco horas em cirurgia e quatro dias se recuperando no hospital. Muito tempo para quem estaria tendo apenas um cisto retirado.

Para evitar que um cisto leve à intervenção cirúrgica, o melhor é recorrer à prevenção. Ir ao ginecologista ao menos uma vez por ano ajuda a evitar esse tipo de problema, que pode ser detectado por meio de ultra-som da região pélvica.



Entenda o mal

O que é?
Cisto é o acúmulo de secreção envolta em uma parede própria. É como se fosse uma bexiga de festa cheia de líqüido. O tamanho é variado. O cisto pode ter poucos milímetros de diâmetro ou, em casos excepcionais, chegar a 15 centímetros

Onde se desenvolve?
Os cistos podem aparecer em qualquer parte do corpo. Nas mulheres, é comum surgirem nos ovários e na mama

Por que isso acontece com as mulheres?
Por causa das sucessivas oscilações hormonais pelas quais elas passam todos os meses

Há sintomas?
Sim. A mulher pode sentir dores abdominais, e a menstruação pode se tornar irregular. Mas nem toda mulher com cistos vai necessariamente sentir esses sinais

Todo cisto é benigno?
Não. Em alguns casos, ele pode ser maligno ou indicar que há algum problema no endométrio (mucosa que recobre internamente o útero). Ele também pode inflamar e provocar fortes dores

Como é o diagnóstico?
Só o médico pode constatar se a mulher tem ou não cistos no ovário ou nas mamas. O exame ginecológico é indispensável, assim como o ultra-som e o toque

Como é o tratamento?
A forma mais comum de tratar o problema no ovário é usar anticoncepcional com acompanhamento do ginecologista. Quando o diagnóstico mostra que o cisto tem cinco centímetros ou mais, é preciso removê-lo imediatamente. Em casos como esse, o médico recorre à videolaparoscopia, um tipo de endoscopia em que é possível ver a região do abdome por meio de uma videocâmera, o que possibilita fazer uma cirurgia com incisões mínimas

Fontes: Dirceu Mendes Pereira, ginecologista e presidente da SBRH (Sociedade Brasileira de Reprodução Humana) e Edison Mantovani Barbosa, mastologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 09/03/08

7 de março de 2008

Campanha: "Quem é essa garota?"

Recebido por e-mail:

Caros colaboradores, clientes, parceiros e simpatizantes,

Segue em anexo e abaixo o material da nova campanha que a BR Press (www.brpress.net) lança neste Dia Internacional da Mulher e que gostaríamos que fosse publicada no maior número de veículos de comunicação possível, já que a idéia é achar a menina, hoje mulher, que negou um aperto de mão ao general Figueiredo, em foto célebre de Guinaldo Nikolaevscky.

Contamos com vocês
Juliana Resende/BR Press*



(BR Press*) – Algumas imagens "falam" por si sós. É o caso desta foto de Guinaldo Nicolaievsky, que desafiou a ditadura militar com uma birra de criança – uma menina de muita personalidade, que se negou a apertar a mão do então presidente, general João Baptista de Oliveira Figueiredo (1918-1999), mesmo sob insistência dos fotógrafos.

Neste Dia Internacional da Mulher, a BR Press lança a campanha Quem É Esta Garota? e procura a menina da foto – que, quase 30 anos após o início do governo Figueiredo, em 1979, também simboliza o início da abertura política no Brasil.

Esta menina – hoje mulher – deve ter boas recordações de sua rebeldia. Ela não parecia convencida de que Figueiredo daria continuidade ao projeto de abertura com a Lei de Anistia, aprovada em agosto de 1979, que, apesar das restrições e de ter anistiado torturadores e assassinos a serviço da Segurança Nacional, permitiu aos exilados, presos políticos e parlamentares cassados desde 1964, a saída da clandestinidade.

E foi a presença de espírito deste repórter fotográfico veterano e admirado que é Guinaldo Nicolaievsky, então à serviço de O Globo, em Belo Horizonte, a força motriz deste registro solene do poder feminino imposto mesmo aos, digamos, 5 anos de idade. Quanta atitude! Quanta dignidade! Quanta bossa e quanta graça

Com a palavra, o autor da sensacional imagem, em descrição ao blog Picturapixel:

"Lançamento do carro à álcool em BH. A imprensa mineira e a nacional estavam presentes e um grupo de crianças foi levado ao Palácio da Liberdade para cumprimentar o presidente Figueiredo. Deu zebra: a primeira da fila negou o aperto de mão ao Presidente da República, apesar dos pedidos dos fotógrafos. Percebi que não aconteceria o aperto e fotografei."

Guinaldo Nicolaievsky continua e aqui vem a melhor parte da história: "Corri para a redação para revelar e transmitir a foto para o Rio. Para minha surpresa eles não publicaram a foto! Desconfiaram! Queriam o "cumprimento". Fui ameaçado de dispensa caso não entregasse o fotograma. Foi exigido que mandasse o filme sem cortá-lo no primeiro vôo para o Rio. O que foi feito. Não publicaram nada… resolvi por minha conta, mandar para outros veículos, que publicaram com destaque até no exterior."

Quem souber do paradeiro da "menina" que negou a mão ao general ou caso ela mesma se depare com esta reportagem, favor entrar em contato com pauta@brpress.net

(*) Texto e foto livres para reprodução em quaisquer meios impressos e eletrônicos.

4 de março de 2008

Proteja seu bicho dos acidentes domésticos


POR CLAUDIA SILVEIRA

Animais de estimação costumam ser comparados a crianças quando o assunto são as travessuras que aprontam longe dos olhos do dono. Alguns bichinhos vivem dando susto ao se envolverem em acidentes domésticos, como ingerir produtos de limpeza, engolir pequenos objetos e até pular da janela.

Não tem jeito, quem tem bicho em casa é responsável por ele e precisa manter vigilância constante, principalmente se forem filhotes.

“Acidentes não acontecem, eles são provocados. Existem situações em que há negligência até porque a pessoa não percebe que ali existe o risco”, diz o veterinário Ricardo Henrique Santos, professor da Facis (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo).

Além de manter produtos de limpeza e pequenos objetos longe do alcance dos animais, os donos também devem ficar de olho nas crianças, pois, sem querer, podem mandar os pets para o hospital.

“Criança não costuma ter noção de força e pode machucar ao pisar ou bater no animal. Ela também pode tentar repreender dando uma palmada, como vê os pais fazendo, e acabar o machucando seriamente”, afirma Santos.

O ambientalista Marco Ciampi alerta para o grande número de animais que sofrem fraturas ao caírem da laje da própria casa. Ele é presidente da Arca Brasil, uma associação voltada à proteção e ao bem-estar dos animais, e conta que esse é um acidente bastante comum. “Os animais precisam do controle total de seus donos”, orienta.

Quanto mais caseiro o companheiro, mais riscos ele corre. Isso porque animais que saem de casa com freqüência são mais alertas, e os que vivem sempre enclausurados vão ter menos precaução por causa da curiosidade que surge sempre que há algo novo diante dele.

Comparando cães e gatos, os felinos são os mais sensíveis, de acordo com Santos. “A mesma quantidade de um produto ingerido pode ser fatal para um gato e apenas causar diarréia em um cachorro”, explica o veterinário.

O nível de vigilância do dono costuma depender do temperamento do animal que tem em casa, mas é bom sempre lembrar que os pets são irracionais e não têm noção do perigo.


Acidentes comuns dentro de casa

Intoxicação
Cães e gatos podem ingerir produtos de limpeza e remédios e sofrer, desde diarréia e vômitos, até uma intoxicação fatal. Plantas, solventes e até comidas (boa ou estragada) também podem fazer mal. Donos desavisados que espalham veneno contra rato ou formiga pela casa podem matar o animal

Fraturas
É muito comum animais se machucarem ao caírem de janelas e sacadas de apartamentos. Queda de laje também pode ser fatal. As crianças também provocam traumas nos bichos ao brincarem ou os punirem com usando muita força

Engasgos
Pequenos objetos podem virar brinquedo e ser engolidos por acidente. Dependendo do tamanho, o animal pode sufocar

Choque elétrico
Animais, principalmente os cachorros, são atraídos por tomadas e fios soltos. O choque pode matar

Dicas para evitar sustos

Mantenha todos os produtos de limpeza fora do alcance do animal. Remédios esquecidos pela casa podem ser fatais

Tome cuidado também com os alimentos que podem fazer mal, como chocolate e ossos de frango

Feche o acesso a espaços estreitos, como a área atrás da geladeira, onde um filhote ou cachorro pequeno possa entalar

Deixe os fios elétricos fora do alcance das dentadas de cães curiosos

Se tiver piscina ou tanque destampado em casa, tome cuidado para o animal não cair dentro

Isole as plantas da casa, principalmente se alguma for tóxica, como jibóia e comigo-ninguém-pode

Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário. Um filhote pode morrer afogado se cair dentro e um animal adulto pode se intoxicar bebendo água tratada com produtos químicos

Evite deixar velas acesas se não é possível permanecer no recinto. Gatos são atraídos pelo calor do fogo

Coloque rede de proteção em janelas e varanda. Não permita o acesso de animais à laje

Mantenha objetos pequenos como moedas, botões e pregos bem guardados

Fontes: Ricardo Henrique Santos, veterinário e professor da Facis (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo) e os livros “Cachorro: Manual do Proprietário” (ed. Gente) e “Gato: Manual do Proprietário” (ed. Gente)

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 24/02/2008