15 de fevereiro de 2008

Paixão pela dança com interpretação

POR CLAUDIA SILVEIRA

O gosto pela dança tirou a bailarina Luciana Bollina, 23 anos, dos palcos e a levou para a televisão. A jovem estreou em frente às câmeras, na novela “Dance Dance Dance” (Band), dando vida à tímida Nadira Mansur, uma adolescente com a auto-estima lá embaixo e que sofre por não se considerar atraente.

Nos capítulos mais recentes do folhetim, no entanto, Nadira está passando por grandes mudanças no visual e até começou a receber elogios. “A Nadira agora está bonita, e eu fiquei muito feliz em fazer essa transformação. É uma oportunidade que a personagem está me dando de crescer profissionalmente”, comemora a jovem, que esbanja energia e fala com empolgação sobre o trabalho.

Apesar de ser iniciante em TV, Luciana já tem história para contar. O primeiro emprego da jovem foi aos 17 anos, como dançarina da dupla sertaneja Pedro & Thiago. Mas não foi de um dia para o outro que a jovem virou dançarina profissional. Desde os cinco anos, Luciana está envolvida com sapateado, jazz e balé clássico, entre outros ritmos.

“Eu tive aulas de dança até o colegial. Quando me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse, eu respondi que tudo o que eu mais gostava na vida era de dançar e, por isso, eu queria ser bailarina.”

Mas acompanhar a dupla sertaneja Brasil afora não era suficiente para a jovem, que ficou apenas seis meses com os músicos. O início dos testes para o elenco do musical “Chicago”, com Danielle Winits, despertou o interesse de Luciana. Ela começou a fazer aulas de canto e, em 2005, conquistou um papel no coro do espetáculo. “Foi aí que vi que essa era a minha praia”, conta.

No ano seguinte, a dançarina já estava no elenco de “Sweet Charity”, musical estrelado por Claudia Raia, e tinha conquistado um papel de maior destaque. Logo, a jovem começou a fazer aulas de teatro para se profissionalizar.

A primeira oportunidade de atuar de verdade surgiu com “Dance Dance Dance”. Luciana fez teste para o papel de Nadira e, logo, apaixonou-se pela história da garota. “Eu pensei: ‘Acho que vou fazer bem essa personagem’”, relembra.

Mas, como artista desempregado tem de correr atrás de oportunidade sempre, a dançarina também se inscreveu em outros testes. “Eu estava no meio da seleção de um musical quando recebi a ligação dizendo que tinha sido aprovada para a novela e resolvi me dedicar exclusivamente a ela.”

Mesmo com a agenda ocupada pelas gravações, Luciana não deixa de ter planos para o futuro. Um deles é o projeto “Estalo”, um espetáculo em que a música predomina.

“É algo que estou construindo com amigos”, revela, sem adiantar detalhes. Esse não vai ser o primeiro trabalho com a sua assinatura. No ano passado, a atriz levou aos palcos o monólogo “Vôo”, escrito por ela.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 10/02/2008
Crédito da foto: Band/Divulgação