14 de janeiro de 2008

Bela da “Malhação”

POR CLAUDIA SILVEIRA

O desafio de viver uma protagonista não amedrontou a jovem atriz Sophie Charlotte, 18 anos, quando ela foi chamada para dar vida à mocinha Angelina, em “Malhação” (Globo), uma garota pobre e batalhadora, apaixonada pelo bem-nascido Gustavo, interpretado pelo ator Rafael Almeida.

“Faço teste para a novela desde os 12 anos. No começo, eu tentava uma oportunidade no elenco infantil. O tempo foi passando, e comecei a tentar para o adulto”, revela.

Foi apenas quando a garota cresceu que surgiram as primeiras oportunidades de trabalho, mas nada com muita visibilidade. Sophie fez pequenas participações no “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e na novela “Páginas da Vida” (2006). Foi no folhetim de Manoel Carlos que ela conheceu o ator Rafael Almeida. Na trama, ela era amiga da namoradinha dele, Giselle, vivida por Pérola Faria.

As outras duas experiências profissionais de seu currículo foram na própria “Malhação”. “A minha primeira participação foi pequena. Na segunda, eu fui chamada para viver a Azaléia, uma adoradora da natureza. Foi muito bom porque já era um papel maior”, relembra.

Quando retornou à “Malhação”, já como protagonista, Sophie conhecia grande parte da equipe com quem iria trabalhar. “Mas as pessoas não se lembravam de mim. Só me reconheciam depois que eu comentava que tinha feito o papel de Azaléia.”

A responsabilidade com a profissão cresceu, e a dedicação da atriz à sua personagem é em tempo integral, o que só enche Sophie de felicidade. “Parece que tem um monte de borboleta voando na minha barriga”, brinca.

“É um sonho que se realiza todo dia. Quando acordo e vejo onde estou, eu eu tenho essa sensação. Estou muito feliz. Acho que está vindo tudo na hora certa. Eu tive paciência, não desisti, corri atrás, lutei muito para estar aqui e estou tentando fazer o melhor que posso.”

O sucesso na pele de Angelina é fruto de muito investimento da jovem. Sophie fez três anos de teatro amador, cursou a oficina de atores da Globo em 2006 e, logo depois, começou a faculdade de artes cênicas, no Rio de Janeiro, cidade onde mora atualmente.

Durante todos esses anos em busca do que realmente queria profissionalmente, a atriz não deixou de ter o apoio dos pais: sua mãe é alemã, e o pai, brasileiro. Sophie nasceu na Alemanha e se mudou com a família para o Brasil quando tinha apenas oito anos.

O gosto pela interpretação não veio de repente. Desde pequena, Sophie tem contato com a arte. Seu avô é cantor lírico, e os pais sempre a incentivaram a desenvolver a sensibilidade. Quando era criança, a atriz adorava assistir, em alemão, aos filmes de Sophia Loren e Marilyn Monroe. Além disso, a garota tinha aulas de balé.

“Mas eu sempre estava voltada para o meu objetivo de ser atriz. Eu sempre amei balé, mas como uma forma de ter prazer, de me expressar. Não era uma maneira de tentar provar o meu talento”, argumenta.

Com a arte correndo nas veias e a certeza de que o seu futuro profissional está na área artística, Sophie não pára de fazer planos, afinal, ela tem apenas 18 anos. A jovem pretende concluir o curso superior de artes cênicas para se aperfeiçoar, sempre com o apoio dos pais. “Eles são fundamentais nisso tudo que estou vivendo, são a minha base.”

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 13/01/2008