3 de janeiro de 2008

O cineasta da favela Portelinha

POR CLAUDIA SILVEIRA

O ator Guilherme Gorski, 21 anos, é um dos novos rostos que têm chamado a atenção na novela “Duas Caras” (Globo). O jovem dá vida a Duda Monteiro, um ex-modelo que passou a trabalhar como cineasta.

Na trama, seu personagem tem a missão de realizar um documentário sobre Juvenal Antena (Antonio Fagundes) e a favela Portelinha. Como seu braço direito, ele conta com Júlia, personagem de Débora Falabella.

Para Gorski, a profissão do seu personagem não é tão estranha, pois o ator já estava acostumado com as câmeras. No entanto, ele teve de mudar de posição.

“Quando fiquei sabendo que seria um documentarista, procurei logo descobrir como age um, como ele faz para abordar as pessoas da forma mais natural possível. Tentei aprender um pouco sobre o uso de câmeras também, já que eu teria de ficar na frente e atrás delas durante as gravações”, detalha.

Pelo visto, o rapaz tem agradado como cineasta, pois seu personagem tem crescido com o decorrer dos capítulos. Após ter flagrado um beijo de Guigui (Marília Gabriela) e Evilásio Caó (Lázaro Ramos), Duda ficou na dúvida se conta o flagrante para a namorada do moço, a sua amiga Júlia, por quem tem uma queda.

“Eu não sabia que ele viveria tantos conflitos. Uma hora, Júlia vai descobrir que ele tem a imagem desse beijo, e eu não sei o que vai acontecer”, diz Gorski, que sempre quis ser ator e até prestou vestibular para artes cênicas.

O pontapé inicial para a carreira foi quando Gorski saiu da sua cidade, Itapeva (a 284 km de SP), e veio para a capital paulista estudar teatro. Logo, ele se matriculou na escola de atores do diretor de televisão Wolf Maya, por onde passaram nomes como Paola Oliveira e Tânia Khalil.

“Desde os 15 anos, eu já sabia que queria ser ator, mas não sabia se ia dar certo”, conta.

Depois de se profissionalizar, Gorski montou uma companhia de teatro com seis amigos. O grupo estava ensaiando a sua primeira peça quando surgiu a oportunidade de fazer um teste para “Duas Caras”.

De início, ele tentou conquistar o papel do cozinheiro Bernardinho (Thiago Mendonça), mas não ficou com o personagem. Logo, sem precisar de mais testes, veio o convite para fazer Duda Mendonça.

“Televisão é uma coisa muito nova para mim, e eu estou gostando muito da experiência, mas também quero continuar no teatro”, planeja o moço. Se seus planos se concretizarem, também será possível conferir o seu talento no cinema, outra paixão do ator.


Coração do personagem está entre duas paixões

O coração do cineasta Duda Monteiro não pára quieto. O jovem tem uma quedinha pela bela e comprometida Júlia (foto), que é apaixonada por outro e não dá bola para o amigo.
Mas parece que bons tempos estão para chegar.

O jovem deve se apaixonar pela sofrida Clarissa (Bárbara Borges), que tem dislexia (dificuldade de aprendizado). Ao se envolver com ele, a vida da bela deverá entrar nos eixos.

“Mas isso é algo que ainda está se construindo, vamos ver no que vai dar”, despista Gorski, sem dar mais detalhes sobre o possível romance. Enquanto o cupido não flecha o coração dos pombinhos, Duda deve continuar se remoendo por conta do namoro entre Júlia e Evilásio Caó.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 30/12/2007