5 de dezembro de 2007

Má alimentação pode influir no humor

POR CLAUDIA SILVEIRA

É só alguém começar uma dieta muito restritiva para os amigos saberem que lá vem mau humor. O que a gente come e o que deixa de comer tem relação mesmo com o nosso ânimo.

“O fato de ficarmos muito tempo sem nos alimentarmos reduz, por exemplo, os níveis de glicose [açúcar], o que pode afetar negativamente o humor”, explica a nutricionista Camila Zago, do Hospital São Camilo.

A mesma relação de escassez e mau humor vale para os carboidratos, substâncias presentes nos pães e massas e os primeiros a serem abolidos quando alguém quer perder peso rápido.

“Uma alimentação pobre em carboidrato por vários dias pode levar a alterações de humor e depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas”, diz Camila. Ou seja, não é porque passou um dia sem comer um pãozinho que a pessoa vai ficar chata.

Isso acontece porque a falta de comida atrapalha o desenvolvimento de neurotransmissores, substâncias que transmitem os impulsos nervosos para o cérebro. Os principais são serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. O mais estudado é a serotonina, cuja produção aumenta após consumirmos determinados alimentos, sobretudo os doces.

Segundo orientação da nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), o segredo é apostar no equilíbrio. “Não é proibir alimentos como o chocolate, mas passar por uma reeducação alimentar. Modificando alguns hábitos, é possível ter mais saúde e disposição.”

Saiba mais

Existem alimentos que dão ânimo?
Sim. A pimenta vermelha é um deles: consumida durante as refeições, estimula a ação do sistema nervoso e o aumento da liberação de noradrenalina e adrenalina, ambos responsáveis pelo estado de alerta e melhora de ânimo em pessoas já deprimidas. Outro alimento indicado é o cafezinho. Ele pode prevenir a depressão, auxiliar a memória e o estado de alerta. Mas precisa ser o café coado em filtro de papel e entre três e quatro copinhos de 50 mililitros por dia. Se a irritação estiver muito grande, vale tomar chá de camomila, que tem efeito relaxante, acalma crises de nervosismo, ameniza a ansiedade e a depressão.

É verdade que o chocolate é um santo remédio para o mau humor?
O chocolate (e o açúcar também) contém a tirosina _uma substância que estimula a produção de serotonina_ e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). O doce também dispara a produção de endorfina e dopamina, que são responsáveis pelo relaxamento. O melhor é dar preferência ao chocolate meio amargo, mas sem exageros. Basta uma barrinha pequena por dia para ajudar no humor.

Existe alguma substância que possa combater ou prevenir o desânimo ou o mau humor?
Sim, e ela é natural: o ácido fólico. Ele é uma potente vitamina antidrepressiva. Em baixas concentrações no organismo, diminui os níveis cerebrais de serotonina. O ácido fólico pode ser encontrado no espinafre, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 11/11/07