27 de novembro de 2007

Acerte na hora de socorrer o seu bicho

POR CLAUDIA SILVEIRA

Ter um animal de estimação, às vezes, é como cuidar de uma criança. Quando menos se espera, ele faz alguma travessura e se machuca. Nenhum profissional melhor que o veterinário para cuidar dos bichinhos em situações de emergência, mas o dono precisa saber como agir durante o socorro para diminuir o sofrimento do animal enquanto não chega ao hospital.

Mesmo que o animal não demonstre problemas após algum acidente mais grave e até esteja abanando o rabo, o melhor a fazer é levá-lo ao médico assim que possível. “O ideal é que ele fique 24 horas em observação para o veterinário avaliar se não há seqüelas graves”, orienta Mário Marcondes, do hospital veterinário Sena Madureira.

Para reconhecer se é algo grave ou não, só observando. Foi o que fez a relações-públicas Rosely Ribeiro, 42 anos. Um dia, quando chegou em casa, ela percebeu que havia algo errado com o seu poodle, Bife, que estava desanimado e vomitando muito.A dona logo suspeitou de que os sintomas tinham a ver com a faxina realizada na casa no mesmo dia.


“A faxineira diluiu um produto de limpeza na água, distraiu-se, e ele acabou bebendo”, conta. Bife foi ao médico, recebeu atendimento e voltou para casa são e salvo.Não importa a idade, é preciso ter cuidado com os animais de estimação, sobretudo os filhotes. “Eles têm a habi-lidade de uma criança de 10, 12 anos, mas o juízo de um bebê de colo”, diz o veterinário Eduardo Fava Schmidt, do hospital veterinário Rebouças.

Fios e peças de roupas espalhados pela casa podem ser uma armadilha. “Um dia, atendi a um filhote que tinha engolido um pano de chão”, relata Schmidt. Melhor que um bom atendimento de emergência é manter o bicho a salvo.


Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 25/11/2007