27 de novembro de 2007

Cantor dominicano de olho no Brasil

POR CLAUDIA SILVEIRA

Na segunda quinzena de outubro, o Brasil vai ganhar um presente do cantor dominicano Juan Luis Guerra. Para agradar ao público que fala português, o artista convidou as cantoras Daniela Mercury e Tânia Mara para fazerem duetos especiais em duas canções que serão incluídas na edição brasileira do seu novo álbum, “La Llave de Mi Corazón”.

Para quem acha que o nome Juan Luis Guerra é novo por aqui, o cantor já teve dois hits que bombaram nas rádios nos anos 90: a dançante “La Bilirrubina” e a romântica “Bachata Rosa”, que foi traduzida para o português, ganhou o nome de “Romance Rosa” e fez parte da trilha sonora da novela “De Corpo e Alma” (1992), da Globo.

“Estive no Brasil há quase 15 anos e queria muito voltar para promover mais o meu trabalho. Acho que estamos em uma boa época para isso: meu disco tem muitos elementos novos, um pouco de hip hop e de pop, sem perder a sonoridade caribenha da minha música. Acho que essas cantoras vão dar um brilho especial ao projeto no Brasil”, justifica Guerra.


A faixa “La Travessia” ganhou uma versão em português e a participação de Daniela Mercury. “Conheço [a cantora] desde 1993. Eu tinha uma rádio em Santo Domingo [capital da República Dominicana], e ela foi até lá para promover um disco. Desde então, acompanho o trabalho dela, e nós já nos encontramos outras vezes. Como a música é um merengue, achei que tinha a ver com Daniela”.

Já Tânia Mara entrou na faixa “Que me Des Tu Cariño” depois que Guerra recebeu o material dela por meio da sua gravadora, a EMI. “Achei a voz [dela] muito doce, muito bonita”, diz o artista, que a chamou para dividir o bolero.

As gravações dos dois duetos aconteceram, na semana passada, em um estúdio da capital paulista. Terminados os trabalhos por aqui, Guerra seguiu para o Rio de Janeiro para participar do projeto “Cidade do Samba”, do selo Zecapagodiscos, do cantor Zeca Pagodinho.

Na ocasião, ele gravou uma parceria com a cantora Ivete Sangalo. Antes mesmo de encontrá-la, Guerra não escondia a empolgação. “Não a conheço pessoalmente, mas estou muito feliz por essa oportunidade. Vamos inventar um ‘sambamerengue’ juntos”, brincou.

O álbum “La Llave de Mi Corazón” ainda está no forno, acertando o ponto de cozimento de ritmos caribenhos, como merengue, salsa e mambo. Mas Guerra já está confiante quanto ao sucesso que suas músicas devem fazer em terras brasileiras.

“É um álbum muito romântico, mesmo quando canto merengues e ritmos mais dançantes, e a música brasileira sempre foi romântica. Esse lado dançante se parece muito com os ritmos daqui”. A única certeza é que o álbum não vai deixar ninguém ficar parado, seja em português ou espanhol.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 09/09/07