30 de novembro de 2007

Samba feito no Rio para todo o Brasil

POR CLAUDIA SILVEIRA

O Rio de Janeiro ficou pequeno para a sambista Teresa Cristina e o Grupo Semente, que a acompanha. A artista _que tem no boêmio bairro carioca da Lapa o seu reduto_ quer conquistar o Brasil com o seu quarto álbum, “Delicada”, o primeiro lançado por uma grande gravadora, a EMI.

“Acredito que, com uma melhor distribuição, as pessoas que não conhecem o meu trabalho terão a oportunidade de me ouvir, sobretudo no interior do Brasil.”

O novo CD é samba do começo ao fim e vem em um momento de consolidação da carreira da artista. “Esse é um disco que tem um lado autoral muito grande. Quase metade dele é assim”, diz Teresa. A primeira faixa, “Cantar”, é um exemplo: a sambista manda um recado aos que a criticavam por fechar os olhos enquanto cantava.

“Tentei responder com uma música, sem soar grosseira”, revela a cantora, que está entre os mais expressivos novos nomes do samba carioca.

“Delicada” também traz regravações de Paulinho da Viola e de Caetano Veloso e abre espaço para a participação em destaque dos parceiros do Grupo Semente. As faixas “Quebranto” e “Rosa Maria” são cantadas por Pedrinho Miranda, que toca pandeiro; e o percussionista Trambique canta “Jura”.

Teresa e o Grupo Semente estréiam, na próxima quinta-feira, temporada de duas semanas no Teatro Fecap. A cantora não esconde a inquietação. “Estou ansiosa para lançar esse disco logo. Chega novembro, mas não chega outubro!”, brinca.

Quem não puder conferir o talento de Teresa Cristina ao vivo pode chamar os amigos e providenciar uma feijoada para ouvir “Delicada” no quintal. A festa está garantida.

Serviço: Teresa Cristina e Grupo Semente. De 4 a 7 e de 11 a 14 de outubro, às 21h (de quinta a sábado) e às 19h (domingo). No Teatro Fecap (av. Liberdade, 532, tel. 0/xx/11 3089-6999). Preços: de R$ 10 a R$ 40.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 30/09/07