27 de novembro de 2007

Cuide bem da sua mordida

POR CLAUDIA SILVEIRA

A farta variedade de cremes dentais nas prateleiras dos supermercados pode gerar dúvidas na hora de escolher qual produto levar para casa, principalmente por causa da grande diferença de preço. A compra fica muito mais fácil se o consumidor souber o que está procurando: um produto anticárie, antitártaro ou dessensibilizante.

“Os mais caros são indicados para consumidores específicos. Às vezes, a pessoa compra um creme dental com preço mais alto, que não vai necessariamente atender às suas necessidades”, afirma o dentista Heitor Panzeri, da ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Na dúvida, melhor pedir indicação do dentista. Mas, se ele não estiver de prontidão para responder à pergunta, vá às compras sabendo o que significa cada função discriminada pela embalagem do produto (leia mais no quadro abaixo).

“Em seu princípio, as pastas dentais são um ‘sabão’ aromatizado que têm a função de limpar os dentes. A partir daí, elas se diferem por meio da quantidade de flúor e de substâncias com funções específicas, como clarear ou diminuir a sensibilidade”, descreve o dentista Roberto Vianna, presidente da Federação Dentária Internacional.

Antes de decidir se a pasta escolhida deve ser levada para casa, procure pelo número de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além disso, para merecer confiança, a pasta deve apresentar o selo de aprovada pela ABO.

“Isso significa que ela foi analisada. A associação só emite o selo para os produtos que julga ser de boa qualidade”, diz Vianna. Tais atitudes significam segurança, afinal, é bom ter cuidado com o que se coloca na boca.


Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 25/11/2007