POR CLAUDIA SILVEIRAA farta variedade de cremes dentais nas prateleiras dos supermercados pode gerar dúvidas na hora de escolher qual produto levar para casa, principalmente por causa da grande diferença de preço. A compra fica muito mais fácil se o consumidor souber o que está procurando: um produto anticárie, antitártaro ou dessensibilizante.
“Os mais caros são indicados para consumidores específicos. Às vezes, a pessoa compra um creme dental com preço mais alto, que não vai necessariamente atender às suas necessidades”, afirma o dentista Heitor Panzeri, da ABO (Associação Brasileira de Odontologia).
Na dúvida, melhor pedir indicação do dentista. Mas, se ele não estiver de prontidão para responder à pergunta, vá às compras sabendo o que significa cada função discriminada pela embalagem do produto (leia mais no quadro abaixo).
“Em seu princípio, as pastas dentais são um ‘sabão’ aromatizado que têm a função de limpar os dentes. A partir daí, elas se diferem por meio da quantidade de flúor e de substâncias com funções específicas, como clarear ou diminuir a sensibilidade”, descreve o dentista Roberto Vianna, presidente da Federação Dentária Internacional.
Antes de decidir se a pasta escolhida deve ser levada para casa, procure pelo número de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além disso, para merecer confiança, a pasta deve apresentar o selo de aprovada pela ABO.
“Isso significa que ela foi analisada. A associação só emite o selo para os produtos que julga ser de boa qualidade”, diz Vianna. Tais atitudes significam segurança, afinal, é bom ter cuidado com o que se coloca na boca.
Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 25/11/2007