27 de novembro de 2007

O artista queridinho das celebridades

POR CLAUDIA SILVEIRA

Imagine ouvir o telefone tocar e, ao atender a ligação, ouvir a voz de Giovanna Antonelli, Taís Araújo ou Susana Vieira. Para o maquiador e fotógrafo paulista Fernando Torquatto, 37 anos, isso não é novidade, já que ele é o profissional queridinho das estrelas. E, de tão querido, vira amigo da maioria delas. Torquatto não é ator, mas se sente em casa no meio artístico.

Durante a adolescência, ele fez vários trabalhos como modelo e adorava o clima nos bastidores dos desfiles, principalmente o corre-corre da maquiagem. Nessa época, ele queria mesmo era atuar, tanto que fez curso de teatro. Mas foi enquanto cursava a faculdade de programação visual que ele descobriu uma de suas paixões: a fotografia.

“Na faculdade, enquanto os outros grupos fotografavam objetos, eu pegava algumas pessoas bonitas, maquiava e fazia as fotos”, conta Torquatto. Nesse período, ele foi convidado para fazer a maquiagem de seu primeiro comercial. A partir daí, a programação visual foi dando espaço a sombras e batons.

Torquatto já fez a maquiagem da abertura do “Fantástico”, da Globo, e foi coordenador de visual das novelas “Da Cor do Pecado” (2004) e “Belíssima” (2005), da mesma emissora.

Mas aliar maquiagem e fotografia não foi fácil. Não pelo acúmulo de trabalho, mas pelo olhar torto de alguns profissionais. “No começo, sofri tanto preconceito que usei um pseudônimo para não ser prejudicado”, conta. Hoje, tantas habilidades passaram a ser o seu diferencial.

“Gente para mim é paisagem”, afirma. E foi para “mostrar a essência da beleza” que Torquatto fotografou doze celebridades nuas para a exposição “Síntese”, que ficou em cartaz na capital paulista no ano passado.

Além de Carolina Dieckmann, tiraram a roupa para ele Camila Pitanga e Reynaldo Gianecchini, entre outros. “Foi um sucesso, eles adoraram ter feito [as fotos]”, conta um dos raros fotógrafos que conquistam a confiança de tantas celebridades.

Mas não são apenas para os famosos que os seus olhos estão voltados. “Faço questão de fazer gente nova ser descoberta. Se vejo potencial em uma pessoa, eu invisto nela”, conta o maquiador, que acabou revelando o desejo íntimo de criar um projeto social para revelar talentos.

Enquanto seu desejo não se realiza, a lista de amizades cresce. Um dia antes de dar entrevista para a Revista da Hora, Torquatto tinha conquistado a Miss Brasil Natália Guimarães, após maquiá-la e fotografá-la para a sua coluna na revista “Quem”. “Ela disse que, se um dia ela se casar, sou eu quem vai fazer a maquiagem dela”.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 23/09/07