28 de novembro de 2007

De soldado do Bope a engenheiro em novela

POR CLAUDIA SILVEIRA

O ator Caio Junqueira, 30 anos, tem 22 de profissão, mas poucas vezes um personagem seu teve tanta repercussão como o soldado Neto, o “aspira” do filme “Tropa de Elite”, em cartaz nos cinemas. O caminho para “Tropa” foi longo. Mesmo com mais de dez longas no currículo, entre eles “Central do Brasil” (1998), Junqueira teve de se submeter a testes de seleção para a obra.

De início, ele faria um papel secundário, mas a forte vontade de viver o soldado Neto, não o fez desistir de buscar uma chance para fazer outro teste. “Fiz um gol aos 45 minutos do segundo tempo”, brinca o ator.

Com o personagem definido, Junqueira deu início ao treinamento do Bope (Batalhão de Operações Especiais), conhecido pela rigidez e pelo alto índice de desclassificação dos candidatos. “Não era o curso oficial, mas também não foi aliviado porque éramos atores. A regra era a mesma: quem não agüentasse estava fora, como é na realidade. Passamos por muita pressão psicológica e física”.

Junqueira já sente o sucesso do seu personagem. “Nunca tive uma receptividade tão bacana da população, principalmente do Rio de Janeiro [cidade onde se passa o filme]”.

Missão cumprida com “Tropa de Elite”, é a vez do ator se entregar ao novo trabalho: a próxima novela das seis da Globo, “Desejo Proibido”, ambientada nos anos 30 e prevista para estrear em novembro.


“Meu personagem, Gaspar, é um engenheiro progressista de São Paulo que é convidado para construir uma estrada de ferro para ligar Minas Gerais a Goiás”, conta. No meio do caminho da obra, há uma gruta com a imagem de uma santa que é adorada por todos.

“Gaspar vai ter um monte de problemas por causa disso”, adianta. Os romances também darão o que falar. “Como ele é de uma cidade grande, as meninas vão se interessar por ele”. Até agora, diz o ator, não se sabe se Gaspar está mais para vilão do que para mocinho. “Talvez ele seja mesmo um vilão sedutor”, despista.

Reportagem publicada na Revista da Hora do dia 14/10/07